quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Iniciativa pioneira forma grupo de salvamento da Defesa Civil Municipal

Trinta voluntários capacitados e bem preparados para atuar em situações de risco e de calamidade pública. Esse foi o resultado de uma ação pioneira no Pará: a criação do Grupamento de Pronto Salvamento da Defesa Civil de Belém (GPS). Os socorristas foram diplomados, na manhã desta quarta-feira (10), no Palácio Antonio Lemos, após a conclusão do curso de formação.

O Grupamento de Pronto Salvamento (GPS) foi idealizado a partir do desabamento do edifício Real Class, em 29 de janeiro deste ano. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Mário Chermont, a partir da atuação dos voluntários nesse episódio, surgiu a necessidade de formação de um grupo com o preparo adequado para atuar nesse tipo de situação.

“Temos a certeza de que o empenho deles fez toda diferença no processo de aprendizagem e as parcerias também foram fundamentais. Essa iniciativa é muito importante porque a partir de agora contamos com pessoas capacitadas e bem preparadas para situações de emergência”, explicou Mário.

Durante o curso, os voluntários tiveram aulas práticas e teóricas de primeiros socorros, humanização, defesa civil, dengue e resgate. Para João Corrêa, 46 anos, que já trabalhava como voluntário da Defesa Civil Municipal há quatro anos, o curso agregou conhecimento. “Muitas coisas que não sabíamos aprendemos durante o curso e o conhecimento dos parceiros como bombeiros e Samu foram importantes. Estamos aptos para qualquer situação a partir de agora. Estou orgulhoso em poder ajudar da forma correta”, afirmou.

Para o prefeito de Belém, Duciomar Costa, a iniciativa mostra a preocupação em dar respostas para a sociedade. “Esse pioneirismo mostra que estamos sempre preocupados com o bem estar da população em qualquer situação. Durante o socorro que prestamos as vítimas da queda do prédio, percebemos que capacitar esses cidadãos que disponibilizam tempo para ajudar o próximo é fundamental”, concluiu. 

A formação do Grupamento de Pronto Salvamento da Defesa Civil de Belém (GPS) teve a parceria da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e técnicos da própria Defesa Civil de Belém.

No segundo semestre serão abertas vagas para a formação da segunda turma. O curso é totalmente gratuito e qualquer voluntário já cadastrado poderá se inscrever.

Para ser voluntário da Defesa Civil de Belém é preciso ser maior de 18 anos e fazer o cadastro na sede da Defesa, que fica localizada na travessa Campos Sales, nº 33, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilho França, durante horário comercial.

Texto: Luciana Benício

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Defesa Civil Municipal abre inscrições para voluntários atuarem no Círio 2011‏

Está aberto o período de inscrições para voluntários da Defesa Civil Municipal atuarem no Círio 2011. Entre os dias 8 de agosto de 30 de setembro, as inscrições podem ser realizadas na sede da Defesa Civil de Belém, localizada na Travessa Campos Sales, nº33 , bairro Comércio, entre as 8h e 15h de segunda à sexta. O voluntário deve apresentar documento original de identidade com foto no ato da inscrição, que é gratuita. Para mais informações, nos telefones: 3242-5332 ou 3283-4100. 
            
Este ano, a Defesa Civil Municipal pretende atuar no Círio de Nazaré com 1.220 voluntários. Ano passado, foram mil inscritos. Todos os participantes realizam treinos básicos de primeiros socorros, além de receber um uniforme para os trabalhos. 

Defesa Civil forma primeiro Grupamento de Pronto Salvamento‏

Voluntários capacitados e bem preparados para atuar em situações de risco e de calamidade pública é o resultado de uma ação pioneira no Pará: a criação do primeiro Grupamento de Pronto Salvamento da Defesa Civil de Belém (GPS). No próximo dia 16, os trinta socorristas voluntários que concluíram o curso de formação recebem seus diplomas.

A origem do Grupamento de Pronto Salvamento coincide com o dia do desabamento do edifício Real Class, dia 29 de janeiro. Segundo o coordenador, a partir da atuação dos voluntários nesse episódio,surgiu a necessidade de capacitação dessas pessoas para que elas tivessem o preparo adequado para atuar nesse tipo de situação
Essa iniciativa a Defesa Civil Municipal tem a parceria da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e técnicos da própria Defesa Civil de Belém.

Trinta socorristas foram formados na primeira turma do GPS. Durante o curso, os voluntários tiveram aulas práticas e teóricas de primeiros socorros, humanização, defesa civil, dengue e resgate. No segundo semestre serão abertas vagas para a formação da segunda turma. O curso é totalmente gratuito e qualquer voluntário já cadastrado poderá se inscrever.
Para ser voluntário da Defesa Civil de Belém é  preciso ser maior de 18 anos  e fazer o cadastro na sede da Defesa, que fica localizada na travessa Campos Sales, nº 33, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilho França, durante horário comercial.